November 24, 2020

Brasília em Pauta – Edição Nº 11

Share

O “Brasília em Pauta” é um boletim semanal preparado pela equipe de Contencioso de Brasília, contendo os principais casos a serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), bem como importantes questões a serem votadas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.  

Em caso de interesse em algum assunto listado abaixo, favor enviar um e-mail para BR-SIG-Brasilia-Em-Pauta@mayerbrown.com


Clique nos links abaixo e leia o resumo com as principais pautas, separadas por áreas de interesse:  

Sessões de 23.11.2020 a 27.11.2020.

Administrativo

  • TCU: Auditoria acerca das vulnerabilidades na governança da União sobre a Petrobras.
  • TCU: Auditoria que teve como objetivo analisar critérios e métodos de avaliação que fundamentam a escolha de incentivos tributários, em face de despesas orçamentárias, para financiar políticas públicas, a partir do caso das políticas de inovação.
  • TCU: Representação acerca da legalidade e legitimidade das cláusulas de contratos administrativos sobre a possibilidade de arbitragens em câmaras privadas, quando relativas a temas cuja competência de exame pertence às Agências Reguladoras, especialmente quando atinentes ao setor portuário.
  • TCU: Levantamento com o objetivo de conhecer o processo de trabalho de parcerias estratégicas do Banco do Brasil S.A. e suas subsidiárias, bem como a motivação, a governança e a sua respectiva aderência às normas e à jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

Anticorrupção e Compliance

  • TCU: Recurso de reconsideração interposto contra acórdão que julgou irregulares as contas da recorrente em razão de irregularidades no 3º termo aditivo ao contrato firmado para a execução das obras civis de implantação da Usina Hidrelétrica de Batalha - UHE Batalha, localizada entre os municípios de Cristalina/GO e Paracatu/MG.
  • TCU: Embargos de declaração contra acórdão que negou provimento ao recurso de reconsideração interposto em face de deliberação que julgou as contas dos recorrentes irregulares em razão de irregularidades relacionadas à compra da refinaria Pasadena Refining System Inc. (PRSI).
  • TCU: Representação autuada para a apreciação das justificativas apresentadas por empresa em face das evidências de fraudes às licitações conduzidas pela Petrobras na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
  • TCU: Embargos de declaração opostos em face de acórdão que, entre outras medidas, julgou irregulares as contas dos recorrentes em razão de superfaturamento em contrato celebrado para a execução das unidades e sistemas off-sites nas carteiras de gasolina, coque e HDT da Refinaria Presidente Getúlio Vargas no Estado do Paraná (Repar).
  • TCU: Representação acerca de possíveis fraudes praticadas por empresa nas licitações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
  • TCU: Tomada de contas especial autuada diante dos indícios de sobrepreço em contrato para a construção de obras de ampliação do Terminal Salineiro de Areia Branca RN.

Civil

  • STF: Constitucionalidade de Lei Estadual que obriga fornecedores de serviços prestados de forma contínua a conceder a clientes preexistentes benefícios de promoções posteriormente realizadas.

Contencioso

  • STF: Discussão se as ações de insolvência civil nas quais haja interesse da União, entidade autárquica ou empresa pública federal devem ser processadas e julgadas na Justiça federal ou na estadual.

Energia e Infraestrutura

  • TCU: Auditoria realizada com o objetivo de verificar o processo de contratação de FPSO (Floating Production Storage and Offloading) no módulo 3 do Projeto de Desenvolvimento da Produção do campo de Mero no polígono do Pré-Sal (Bacia de Santos), em seus aspectos legais, econômicos, orçamentários, técnicos e de gestão.
  • TCU: Representação sobre possíveis irregularidades na contratação de estudos para subsidiar os leilões do programa de concessões aeroportuárias do Governo Federal.

Tecnologia da Informação

  • TCU: Levantamento da governança e gestão de segurança da informação e de segurança cibernética na Administração Pública Federal.

Trabalhista

  • STF: Discussão sobre a possibilidade de equiparação de direitos trabalhistas entre empregados terceirizados e aqueles pertencentes ao quadro funcional da empresa pública tomadora de serviços.

Tributário

  • STF: Discussão se o valor retido por administradora de cartões integra, para fins de incidência das contribuições ao PIS e da COFINS, a receita ou o faturamento da empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.
  • STF: Discussão sobre a ofensa ao princípio da reserva legal quando da cobrança antecipada de ICMS, por meio de decreto, relativamente à diferença entre a alíquota interna do Estado de destino e a alíquota interestadual.
  • STF: Discussão se o pedido de redirecionamento da Execução Fiscal, quando fundado na hipótese de dissolução irregular da sociedade empresária executada ou de presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio com poderes de administração da sociedade e que tenha exercido poderes de gerência, na data em que ocorrido o fato gerador da obrigação tributária não adimplida, bem como contra aquele que não tenha exercido poderes de gerência.
  • STF: Discussão acerca da possibilidade de redirecionamento da execução fiscal contra o sócio que, apesar de exercer a gerência da empresa devedora à época do fato tributário, dela regularmente se afastou, sem dar causa à posterior dissolução irregular da sociedade empresária.
  • STF: Legalidade do estabelecimento, por atos infralegais, de limite máximo para a concessão do parcelamento simplificado, instituído pela Lei 10.522/2002.
  • STF: Discussão sobre a possibilidade de manutenção de penhora de valores via sistema BACENJUD no caso de parcelamento do crédito fiscal executado (art. 151, VI, do CTN).
  • STF: Discussão sobre a possibilidade de inscrição em cadastros de inadimplentes, por decisão judicial, do devedor que figura no polo passivo de execução fiscal.

Stay Up To Date With Our Insights

See how we use a multidisciplinary, integrated approach to meet our clients' needs.
Subscribe